Faça Login ou Cadastre-se.

Search Site

Óleos

Óleos essenciais

Utilizados no tratamento de doenças, limpeza de casas, terapias e diversas outras coisas os óleos essenciais são quase como o elixir da vida.

EGITO

O que se sabe hoje em dia é que foi no Egito que os óleos eram mais usados e difundidos, os indícios são de que desde 4.500 a.C já se usavam os óleos no país bicontinental. Eram utilizados como incenso, perfume e medicamento. Os egípcios consideravam os óleos produtos especiais, por isso apenas os sacerdotes tinham o direito de se usufruir das essências. Com a abertura de tumbas durante o século XX, constatou-se que os egípcios também usavam os óleos naturais para a preservação dos corpos enterrados.

CHINA

As primeiras aparições na China foram entre os anos de 2697-2597 a.C durante o reinado do Imperador Amarelo. A obra “Princípios de Medicina Interna Imperador Amarelo” é até hoje uma grande fonte de informação sobre óleos essenciais.

ÍNDIA

A milenar tradição indiana “Ayurveda” incorpora os óleos a cerca de 3.000 anos. Durante a praga da Peste Negra, a ayurveda obteve sucesso substituindo antibióticos da época. Assim como no Egito, os óleos também eram vistos como sagrados e utilizados em tratamentos espirituais.

PÉRSIA

Ali-Ibn Sana (conhecido como Avicenna) viveu de 980-1037. Aos 12 anos Ali se tornou um médico. Durante sua vida escreveu livros sobre mais de 800 plantas. Creditam à ele o fato de ter sido a primeira pessoa a descobrir e reportar um método de destilação dos óleos essências. Seus métodos ainda são usados hoje em dia.

EUROPA

A guerra das cruzadas foi a grande responsável pela disseminação dos óleos essenciais. Os soldados aprendiam o método de destilação e carregavam com si os perfumes. Durante a peste negra ervas aromáticas eram queimadas pelas ruas das cidades para desinfetar e disfarçar o cheiro dos cadáveres. O químico francês René-Maurice Gattefossé “inventou” o termo “Aromaterapia” enquanto estudava as propriedades dos óleos essenciais. O Império Romano era conhecido por aplicar óleos perfumados em seus corpos, camas e roupas. Banhos com óleos perfumados também eram comuns em Roma. Entre 450-500 a.c os gregos carregavam pomadas de mirra nas batalhas para contar infecções. Hipócrates, conhecido como o pai da medicina, fez um estudo com mais de 300 plantas e os efeitos de cada uma. Na sua pesquisa ele disse que “banho e massagem perfumadas todos os dias é uma forma para a boa saúde”.

BRASIL

A indústria dos óleos essenciais chegou no Brasil em 1925, mas foi apenas no final da década de 30, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, que a indústria passou a se desenvolver. Após a consolidação da no mercado brasileiro novos óleos passaram a ser produzidos, dentre os principais podemos citar o de laranja, menta, eucalipto e sassafrás.

Itens 1 para 60 de 81 total

por página
Página:
  1. 1
  2. 2

Tabela  Lista 

Ordem Decrescente

Itens 1 para 60 de 81 total

por página
Página:
  1. 1
  2. 2

Tabela  Lista 

Ordem Decrescente